18 maio 2011

Como fazer uma almofada ou travesseiro de ERVAS??? Aprenda fazer e tenha ótimos sonhos!!!





Para um sono tranqüilo, travesseiros especiais.

A receita antiga dos travesseiros caseiros à base de ervas relaxantes transformou-se em mais uma terapia alternativa contra estresse, insônia, problemas respiratórios (rinite, bronquite, sinusite e tosse), cólicas e dores de cabeça. O princípio é o da aromaterapia: o cheiro da hortelã contém as propriedades da planta, que beneficia, por exemplo, a expectoração e alivia as cólicas. Sem substituir o chá ou o extrato de ervas medicinais, tampouco a medicação de casos agudos, o travesseiro é um auxiliar terapêutico para longo prazo, segundo fitoterapeutas e médicos naturalistas.

Os princípios das ervas ficam preservados por cerca de um ano. Os travesseiros de eucalipto combatem problemas respiratórios (rinite, bronquite, sinusite e tosse), a alfazema atua como calmante, a macela alivia a insônia e o estresse, o capim-cidreira enfrenta a ansiedade, o nervosismo e a hipertensão.

COMO FAZER.

Sobre a almofadinha para relaxar ou tratar dores, ela é bem simples de fazer.
Misture as ervas (que desejar) 1 copo de cada erva.
Prepare um saquinho de tecido de algodão, no formato que desejar. Em geral os de 15 x 30 cm são ótimos para usar em tudo: pernas, joelhos, abdômen, ombros, costas, enfim...
Encha o saquinho de tal forma que não fique nem cheio demais, nem muito vazio, justo para poder se acomodar bem a qualquer parte do corpo onde for usar.
Costure fechando a almofadinha.
Na hora de usar borrife um pouquinho de água na almofadinha e coloque por 1 a 2 minutos no forno micro-ondas. Cubra a parte que irá colocar a almofada com uma toalha e coloque a almofadinha já quente por cima. Deixe agir pelo tempo necessário. Em geral 10 minutos é suficiente.
Para quem não usa micro-ondas, pode aquecer no forno comum. Para tanto, envolva a almofadinha em papel alumínio e aqueça em forno baixo por uns 10 minutos.

Travesseiros de ervas medicinais


ALECRIM
Suas folhas emanam um aroma adocicado e penetrante, muito usado contra a fadiga física e mental, estimulante da concentração e afrodisíaca
ALFAZEMA
Também conhecida como lavanda, suas flores além de aromáticas são calmantes, diminuem a tensão nervosa e enxaquecas. Melhoram doenças do aparelho respiratório.
CAMOMILA
Na Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade, pelo seu aroma agradável, levemente adocicado. Muito divulgado na Europa por diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia.
LEMONGRAS
Tem um aroma que lembra limão, por isso também é conhecida por capim limão. Ameniza a ansiedade o nervosismo e dores de cabeça.
ERVA-DOCE
Conhecida como anis, tem aroma agradável e adocicado, previne cólicas intestinais, ajudando a relaxar o corpo e principalmente esta região.
EUCALIPTO
Suas folhas de odor agradável e penetrante ajudam a diminuir rinite, bronquite, sinusite e tosse. Suas árvores são utilizadas pela industria da celulose para reflorestamento
GUACO
A respiração fica mais facilitada com esta erva, ajuda em casos de inflamação de garganta e outras afecções respiratórias
.JASMIM
Suas flores emanam um delicioso aroma muito relaxante, útil nos casos de stress mental, possui ainda um poder revigorante para o corpo.
MACELA
Há muito tempo vem sendo usada por caboclos, para fazer travesseiros contra insônia crônica e o stress físico, porém, foi Monteiro Lobato que a imortalizou, quando recheou a boneca Emília com esta erva.
MENTA
O seu delicioso aroma tem propriedades benéficas ao aparelho respiratório, sendo descongestionante, calmante da mente, ajudando a aliviar dores de cabeça.

COMPOSTOS
MACELA COM EUCALIPTO
Composto por duas ervas, com ações diferentes, porém que se completam. A macela contra a insônia crônica e o stress físico e o eucalipto que ajuda a diminuir rinite, sinusite, bronquite e tosse.
EXPECTORANTE
As três ervas reunidas Eucalipto, Guaco e Menta, ajudam a descongestionar as vias respiratórias, facilitando a expectoração, melhorando a bronquite, rinite, tosse e inflamação de garganta.